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CDL Chapecó: descomplicando o dinheiro para empresários

“Por natureza, somos otimistas e esperamos um futuro sempre positivo. No entanto, é crucial compreender que esse futuro não se concretizará sem um planejamento cuidadoso e disciplinar”, explicou Tatiana Paris na palestra “Educação Financeira para MEI”. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), a iniciativa aconteceu na última semana, na sede da entidade.

Segundo o Mapa das Empresas de 2023, a categoria Microempreendedor Individual (MEI) na economia do Brasil representa mais de 20 milhões de empresas ativas. Assim, existe a urgência com a saúde financeira do negócio, principalmente de separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica.

Tatiana pontuou que é necessário conhecer o valor mínimo para sustentar o nível de consumo da família, para assim estabelecer um pró-labore. “Essa quantia não deve ser excessivamente elevada a ponto de prejudicar a saúde financeira da empresa, como também, não pode ser baixa a ponto de obrigá-los a retirar dinheiro do caixa durante o mês”, destacou.

“É importante planejar, olhar para o futuro, por exemplo, prever custos e ações para no mínimo os próximos três meses. Isso faz com que o dono do negócio tenha clareza de onde está e para onde quer ir,” enfatizou a palestrante sobre a relevância de ferramentas que facilitem a gestão do negócio. Temáticas como atender a necessidade do cliente, inovar, gerar experiências positivas e ter presença em mídias digitais também foram abordadas.

Produtos financeiros de cooperativas de crédito podem ser aliados para a gestão financeira. Os exemplos apresentados foram um consórcio para prever uma reforma futura ou compra de bens, a programação automática para facilitar a construção de uma reserva de emergência, o cartão de crédito para gerir as compras e ainda ganhar pontos com os programas de fidelidade do Sicredi e das bandeiras do cartão.

O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, frisou que planejamento cuidadoso e disciplinado é essencial para alcançar os objetivos como empreendedor. “Este espaço foi extremamente importante para os MEIs que buscam aprimorar a gestão financeira de seus negócios e encontrar estratégias de equilíbrio para sua empresa. A CDL Chapecó tem como prioridade a educação financeira, pois compreendemos que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.”

SOLUÇÕES

Ainda durante a palestra, o assessor PJ, Ewerton Antônio Gobet Andreolla, apresentou uma novidade do Sicredi: o Organizador PJ. Trata-se de uma ferramenta intuitiva que proporciona uma visão unificada de todas as contas bancárias em um único local, permitindo a centralização do fluxo de caixa, oferecendo dicas de educação financeira e fornecendo relatórios para analisar a saúde financeira do negócio. Essa ferramenta completa foi desenvolvida para facilitar a vida do empreendedor, que muitas vezes não dispõe de tempo para buscar eficiência na gestão do seu negócio.

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Inadimplência tem pequena queda e atinge 66,64 milhões de consumidores, aponta CNDL/SPC Brasil

Apesar da queda em fevereiro, inadimplência cresceu em comparação com o mesmo período de 2023. Indicador aponta que 40,60% da população adulta do país está inadimplente

O número de inadimplentes no país teve uma pequena queda em fevereiro de 2024, em comparação com janeiro de 2024, e atinge 66,64 milhões de brasileiros. O Indicador realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,60%) estavam negativados em fevereiro de 2024. Na comparação com o mesmo período de 2023, o indicador apresentou crescimento de 2,79%.

A partir dos dados disponíveis em sua base, que abrangem informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, a CNDL e o SPC Brasil registram que a variação anual observada em fevereiro deste ano ficou abaixo da observada no mês anterior. Na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, o número de devedores caiu ‐0,49%.

NÚMERO DE PESSOAS INADIMPLENTES

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“Apesar da pequena queda, o cenário de inadimplência no país continua preocupante. Temos uma grande parcela da população em dificuldade financeira, com a inflação acima do reajuste salarial, além disso, o ambiente macroeconômico não traz a confiança necessária para acreditar em uma redução consistente no número de inadimplentes no curto prazo”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

NÚMERO DE PESSOAS INADIMPLENTES POR TEMPO DE ATRASO

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O crescimento do indicador anual se concentrou no aumento de inclusões de devedores com tempo de inadimplência de 1 a 3 anos (19,24%).

O número de devedores com participação mais expressiva em fevereiro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,66%). De acordo com a estimativa, são 16,47 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, quase metade (48,37%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados. A participação dos devedores por sexo segue bem distribuída, sendo 51,12% mulheres e 48,88% homens.

NÚMERO DE PESSOAS INADIMPLENTES POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

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ESTIMATIVA DE INADIMPLENTES POR FAIXA ETÁRIA

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CADA NEGATIVADO DEVE, EM MÉDIA, R$ 4.399,90. MAIOR PARTE DAS DÍVIDAS SÃO COM BANCOS

Em fevereiro de 2024, cada consumidor negativado devia, em média, R$ 4.399,90 na soma de todas as dívidas. Além disso, cada inadimplente devia, em média, para 2,11 empresas credoras, considerando todas essas dívidas.

NÚMERO DE PESSOAS INADIMPLENTES POR VALOR TOTAL DAS DÍVIDAS

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Os dados ainda mostram que cerca de três em cada dez consumidores (30,36%) tinham dívidas de até R$ 500, percentual que chega a 44,39% quando se fala de dívidas de até R$ 1.000.

Em fevereiro de 2024, o número de dívidas em atraso no Brasil teve crescimento de 6,32% em relação ao mesmo período de 2023. O dado observado em fevereiro deste ano ficou abaixo da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de janeiro para fevereiro, o número de dívidas apresentou recuo de ‐0,20%.

NÚMERO DE DÍVIDAS EM ATRASO

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Abrindo a evolução do número de dívidas por setor credor, destacou‐se a evolução das dívidas com o setor de Bancos com crescimento de 7,84%, seguido de Água e Luz (7,51%) e Comércio (3,25%). Em outra direção, as dívidas com o setor credor de Comunicação (‐11,95%) apresentaram queda no total de dívidas em atraso.

“Um ponto de atenção é o valor médio das dívidas atrasadas, que continua alto, muito acima da renda média da população. Mesmo com ações de incentivo para a negociação das dívidas, as famílias estão com grande dificuldade em separar uma parte da renda para o pagamento das contas atrasadas. Nesse sentido, as perspectivas de melhoria não são nada positivas.”, aponta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

NÚMERO DE DÍVIDAS EM ATRASO POR SETOR CREDOR

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Em termos de participação, o setor credor que concentra a maior parte das dívidas é o de Bancos, com 64,46% do total. Na sequência, aparece Comércio (11,26%), o setor de Água e Luz com 10,91% e Outros com 7,19% do total de dívidas.

Na abertura por região em relação ao número de dívidas, a maior alta veio da região Sudeste (7,40%), seguida pelo Nordeste (5,68%), Centro‐Oeste (5,31%), Sul (2,93%) e Norte (2,67%).

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Para todos os indicadores, considera-se que uma dívida é a relação de um credor com um devedor, mesmo que esse credor tenha incluído vários registros desse devedor junto ao SPC Brasil. Ou seja, mesmo que um devedor tenha quatro registros de um mesmo credor, assume-se que esse consumidor tem apenas uma dívida.

SOBRE O PORTA-VOZ

DANIEL SAKAMOTO: Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Direito (IESB) e Relações Internacionais (Universidade Católica de Brasília) com especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California) e certificação PMP®️ – Project Manager Professional. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Marina Barbosa
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imprensa@cndl.org.br

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Cerca de 107 milhões de pessoas devem realizar compras para a Páscoa em 2024, aponta CNDL/SPC Brasil

Número aponta uma queda nominal de 4 milhões de consumidores em relação à 2023. Média total de gastos com as compras será de R$ 237. 33% dos que pretendem comprar possuem contas em atraso

Apesar da expectativa do comércio, a Páscoa deste ano deve levar menos consumidores às compras em comparação com o ano passado. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 65% dos consumidores pretendem fazer compras para a Páscoa em 2024. Estima-se que cerca de 106,6 milhões de pessoas devem ir às compras para esta data. Uma queda nominal de 4,1 milhões quando comparado ao ano passado.

Entre os motivos apontados pelos consumidores que não pretendem comprar chocolates esse ano, 30% estão endividados e vão priorizar o pagamento de dívidas, 25% estão desempregados e 22% não gostam / não tem costume de comprar presentes e chocolates para Páscoa.

Os filhos (60%) serão os principais presenteados, em seguida, os cônjuges (41%), mãe (38%), sobrinhos (30%) e o próprio entrevistado (27%).

Os consumidores pretendem gastar, em média, um total de R$237 com as compras de Páscoa (ticket maior entre as classes A/B, R$295); adquirindo em média 5 produtos.

“Apesar da pequena queda no número de consumidores que pretendem fazer compras para a Páscoa, a data traz sempre grande expectativa para o setor de comércio e serviços. Além dos tradicionais ovos e chocolates, a data movimenta bares, restaurantes e o comércio em geral. Para atrair os clientes, vale a criatividade, opções mais baratas e kits promocionais”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Ovos e bombons industrializados serão os itens mais comprados na Páscoa. PIX lidera como forma de pagamento preferida

Os ovos de chocolate industrializados (53%) serão os principais itens procurados pelos consumidores, seguidos pelos bombons industrializados (48%), ovos de Páscoa caseiros/artesanais (41%), barras de chocolate industrializados (32%) e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (31%).

Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 60% irão comprar itens direcionados para crianças e para adultos, 24% somente para adultos e 14% somente para crianças.

Entre os motivos apontados pelos que pretendem comprar barras de chocolate e/ou bombons, 66% se importam com a celebração e não a forma do chocolate e 25% por ser mais barato.

No caso dos chocolates caseiros/artesanais, 32% preferem por ser algo mais personalizado, 23% para ajudar as pessoas que vendem e 20% porque a qualidade do chocolate é melhor.

O pagamento à vista será o mais utilizado nas compras de Páscoa (77%), sendo principalmente por PIX (54%), cartão de débito (39%) e dinheiro (33%). Já o cartão de crédito parcelado será utilizado por 29% dos consumidores. De acordo com o levantamento 54% pretendem parcelar as compras, sendo a média de 4 parcelas.

Lojas físicas lideram na preferência das compras, principalmente nos supermercados

As lojas físicas se destacam na preferência dos consumidores tanto na hora de fazer pesquisa de preço, quanto no momento da compra. Oito em cada dez consumidores pretendem pesquisar preços presencialmente (83%), com destaque para os supermercados (62%). Enquanto 67% farão pesquisa em lojas online, principalmente em sites ou aplicativos na internet (46%) e em aplicativos de ofertas (33%).

Na hora de comprar, essa diferença é ainda maior, uma vez que 94% têm intenção de realizar as compras em lojas físicas, com destaque para os supermercados (54%), lojas especializadas em chocolates (48%) e lojas de grandes varejistas (41%). Já 14% pretendem fazer as compras pela internet, sendo que 80% pretendem comprar em sites, 67% em aplicativos e 42% pelo Instagram.

Mais da metade dos consumidores (54%) acham que os preços dos produtos estão mais caros este ano frente ao ano passado, 23% que estão na mesma faixa de preço e 13% que estão mais baratos.

39% farão compras na semana da Páscoa. Qualidade e preço são os principais fatores na hora da compra

De acordo com os entrevistados, os principais fatores que influenciam na escolha dos locais de compra são a qualidade dos produtos (45%), o preço (40%) e as promoções e os descontos (34%).

47% devem fazer as compras ao longo do mês de março. Mas o comércio deve se preparar para os atrasadinhos, uma vez que 39% pretendem realizar as compras na semana antes da Páscoa.

A maioria (55%) pretende comemorar a data em casa, enquanto 17% irão para a casa dos pais e 12% na casa de outros parentes.

33% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso

A pesquisa aponta um dado preocupante em relação ao controle de gastos dos consumidores, uma vez que 33% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, sendo que 66% destes estão com o nome sujo.

Neste mesmo cenário, 24% dos que vão fazer compras na data este ano admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 9% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos neste ano.

“O crescimento da inadimplência no país é preocupante, vale lembrar que no ano passado 14% dos consumidores foram negativados devido as compras para a Páscoa. Diante deste cenário, é importante que os consumidores se atentem aos gastos para não extrapolar o orçamento. Dá para recorrer às lembrancinhas e opções mais baratas para a data não passar em branco”, alerta o presidente da CNDL.

METODOLOGIA

Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

Tamanho amostral da Pesquisa: 908 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de realizar compras para a Páscoa. Em seguida, continuaram a responder o questionário 602 casos que tinham a intenção de comprar na data, resultando, respectivamente, em uma margem de erro no geral de 3,25 p.p e 3,99 p.p, para um intervalo de confiança a 95%.

Data de coleta dos dados:  19 a 29 de fevereiro de 2024.

SOBRE O PORTA-VOZ

DANIEL SAKAMOTO: Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Direito (IESB) e Relações Internacionais (Universidade Católica de Brasília) com especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California) e certificação PMP®️ – Project Manager Professional. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Marina Barbosa
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CDL Chapecó promove palestra “Educação Financeira para MEI”

Com o objetivo de facilitar a compreensão das principais noções financeiras e dos cuidados necessários para pessoas com negócios próprios, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoverá nesta quarta-feira (20), às 19 horas, a palestra “Educação Financeira para MEI” com Tatiana Paris. Para participar é preciso apresentar o comprovante de Microempreendedor Individual (MEI).

A palestrante abordará o entendimento de comportamentos, conceitos e exemplos que incentivem organizações e o acompanhamento financeiro da empresa como um hábito. Tatiana é analista de programas sociais e multiplicadora de educação financeira pelo Sicredi Região da Produção. É bacharel em administração, MBA em gestão empresarial e pós-graduanda em finanças comportamentais.

O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, ressalta que a entidade engloba todos os segmentos e portes de empresas, oferecendo diferentes soluções de acordo com as necessidades do negócio. “O segmento de MEI é responsável por uma importante movimentação da economia do país. A CDL proporciona apoio aos empreendedores e essa capacitação é uma oportunidade valiosa para aprimorar a gestão e o desenvolvimento do seu negócio.

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas pelo site (https://bit.ly/4cjNsNc) ou através do número (49) 9 9925-5819, com Paloma.

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Momentos inspiradores: CDL Jovem Chapecó traz trajetórias de sucesso para suas reuniões

Para incentivar jovens empresários e promover a integração entre os membros, a CDL Jovem Chapecó promoverá momentos de explanação de trajetórias empresariais durante suas reuniões mensais. A primeira edição da iniciativa ocorreu nesta semana, onde os empreendedores João Ferreira e Ewerton Bernardo Soletti apresentaram etapas marcantes de suas histórias. O encontro de alinhamento de pautas foi coordenado pela presidente Mara Von Borstel Nolasco e pelo vice-presidente Ricardo Lima.

João Ferreira iniciou sua trajetória no empreendedorismo no ano de 2019 com a fundação da X.T. Company. “Tínhamos uma visão clara de suprir uma demanda escancarada no mercado naquele momento: ajudar as empresas a desenvolver uma infraestrutura digital para vender mesmo com as portas fechadas”. Ferreira destacou que nos últimos quatro anos, a empresa tem se mobilizado para o crescimento e destaque de várias marcas da economia real em diversos setores. “Uma jornada marcada pelo compromisso com o sucesso de seus clientes”. Atualmente, aos 24 anos, Ferreira se prepara para o lançamento de uma nova marca pensada para elevar ainda mais o padrão de excelência de sua empresa.

Ewerton Bernardo Soletti é bacharel em Administração, atuou por anos como representante comercial, gerente e corretor de seguros e consórcios. Sua história no empreendedorismo iniciou-se em 2021, ao abrir a confeitaria Agrado com Mimo ao lado de sua esposa e engenheira de alimentos, Larissa Raiser. “Iniciamos em 2021, mas a empresa começou muito antes disso. Ela começou com a valorização da fonte de renda complementar da família. Hoje, junto com o amor pelos alimentos, o conhecimento e a valorização dos pequenos produtores, se consolida na forma de respeito pelas pessoas e sua alimentação”, reforçou o empreendedor.

Para a presidente Mara Von Borstel Nolasco, promover momentos de troca de experiência como esses consolida a colaboração entre os membros. “A iniciativa proporciona um espaço para o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas, fortalecendo nossa rede de apoio e incentivando o espírito empresarial”, salientou Mara.

CDL JOVEM

Dentre os destaques da reunião esteve a preparação para o Encontro Estadual das CDLs Jovem, que acontecerá em Chapecó, nos dias 18 e 19 de abril. A relevância do município sediar o evento foi ressaltada pela presidente. “Será uma satisfação sediar este importante encontro que reunirá jovens empreendedores de toda Santa Catarina. Essa é uma oportunidade valiosa para demonstrar a pujança da nossa entidade e fomentar a troca de experiências entre líderes empresariais catarinenses.” No evento serão promovidas visitas técnicas em empresas de setores importantes para a região, como as agroindústrias, no intuito de apresentar cases de sucesso aos empresários participantes, bem como reforçar o desempenho do Oeste catarinense no desenvolvimento do Estado.

A CDL Jovem é um departamento vinculado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) presidida por Edson Demétrio Piana. Desde 2010, busca capacitar e formar líderes visionários, promovendo o espírito empreendedor e o valor da associação. A câmara reúne jovens empresários de 21 a 40 anos, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, moldando o futuro empresarial da região.

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CDL Jovem Chapecó presente no lançamento da CDL Jovem de São Miguel do Oeste

A diretoria da CDL Jovem Chapecó participou, recentemente, do lançamento oficial do projeto da CDL Jovem de São Miguel do Oeste, onde os membros chapecoenses foram convidados a apadrinhar a nova entidade. Estiveram presentes no evento a presidente da CDL Jovem Chapecó, Mara Von Borstel Nolasco, o vice-presidente Ricardo Lima, os membros Andressa FrandolosoSiéli Mattana e João Gabriel, a diretoria da CDL Jovem SMO, demais integrantes do projeto e autoridades do município.

A iniciativa tem como objetivo inserir jovens empreendedores no associativismo, a fim de formar lideranças futuras preparadas para contribuir com a formação de uma sociedade mais desenvolvida, inovadora e inclusiva.

A presidente Mara Von Borstel Nolasco integrou a cerimonia de lançamento e destacou a importância da iniciativa e a gratificação de apadrinhar o novo projeto. “Como é bom ver a CDL Jovem de Santa Catarina ganhando força, chegando hoje em SMO, com esse timaço de líderes e empresários. Desejo que a condução das atividades nessa entidade possa semear grandes frutos a serem colhidos futuramente. Contem com o apoio da CDL Jovem de Chapecó!”.

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Palestra destaca medidas para evitar assalto, roubo e furto no comércio 

    “Costumamos dizer que, na segurança, 90% é prevenção, 5% é reação e 5% é sorte. Esses dados servem como base para despertar o interesse e a importância da proteção e da prevenção”. Essa foi a principal mensagem transmitida pelo empresário do setor de segurança, tecnologia e serviços, diretor e proprietário da Inviolável Segurança, Gilson Vivian, durante palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), na última semana, no auditório da entidade.  

         O evento reuniu empresários e profissionais do comércio. Com o tema segurança pessoal e os cuidados essenciais para proteção de patrimônio, Vivian esclareceu sobre a importância da segurança pessoal, apresentou estratégias práticas e análises fundamentais para garantir a tranquilidade em salvaguardar a vida e garantir a proteção dos bens.

         “Apresentamos elementos sobre a segurança, os cuidados pessoais e com o patrimônio, as maneiras para evitar assalto, roubo, furto, entre outros aspectos. Destacamos os recursos relacionados à atitude, à observação, mas também à prevenção. Transmitirmos os elementos vivos de situações que já aconteceram e que podem ser evitadas”, destacou.

        A palestra fez parte de um projeto da atual gestão da CDL que visa trazer segurança ao comércio e aos lojistas e suas equipes. “Queremos tornar o comércio mais seguro com uma campanha de conscientização sobre como proceder para melhorar os alarmes, câmeras e todos os recursos tecnológicos que estão à disposição dos lojistas”, completou Vivian. 

        Para o presidente da CDL, Edson Demétrio Piana, a palestra representou uma excelente oportunidade para se atentar aos riscos atuais e adotar medidas preventivas. “Buscar esse conhecimento é um investimento em sua própria qualidade de vida e na segurança de sua família”.

        A iniciativa foi beneficente e teve valor revertido para a APAE Chapecó.

        PALESTRANTE

       Gilson Vivian é diretor da CDL, empresário do setor de segurança, tecnologia e serviços. Possui especialização em Marketing, Direito e Negócios. É especialista na área de segurança privada e presidente do grupo Grandes Valores. Diretor e proprietário da Inviolável Segurança, Lupa Segurança e Lupa Serviços. Cofundador da Seedcap Aceleradora de Startups.

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CNDL celebra Dia Internacional das Mulheres em evento com foco no desenvolvimento das empreendedoras do setor de comércio e serviços

Brasília-DF – Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e a CDL-DF (Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal) realizaram, no dia 7 de março, a palestra “Comportamento e Liderança”, ministrada por Karmita Bezerra, especialista em desenvolvimento de pessoas.

O evento reuniu empresárias e líderes do setor de comércio e serviços para uma análise dos diferentes perfis comportamentais, além de um debate sobre a valorização da diversidade de habilidades e abordagens de liderança. CDLs de todo o país acompanharam a palestra que foi transmitida ao vivo.

O encontro faz parte das ações do projeto Mulheres que Constroem o Varejo, que tem o objetivo de qualificar, construir companhas e agenda de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das empreendedoras do Brasil.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou a necessidade de fomentar as ideias e os negócios liderados por mulheres.

“Apesar da maior participação das mulheres em diversos setores da sociedade, quando se trata de empreendedorismo, ainda há muitos obstáculos a serem vencidos. Por isso, fomentar o empreendedorismo feminino é fundamental para que as mulheres possam aumentar seus rendimentos, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado e, sobretudo, ser independentes e protagonistas das suas vidas”, disse Costa.

Para o presidente da CDL-DF, Wagner Silveira, o evento foi uma oportunidade para empreendedoras compartilharem suas ideias e experiências.

“A programação foi pensada para criar um ambiente em que as empresárias pudessem compartilhar experiências e adquirir conhecimentos valiosos sobre liderança no mundo dos negócios”, afirmou.

A coordenadora nacional do projeto Mulheres que Constroem o Varejo, Lúcia Leijôto, destacou a importância de ações pelo desenvolvimento e fortalecimento das mulheres empreendedoras do país.

“O Sistema CNDL está atento e atuante aos desafios das mulheres brasileiras, em especial às empresárias do nosso país e a este necessário movimento de transformação. Nosso objetivo é marcar a importância e reconhecer a força feminina no ambiente de negócios, bem como contribuir para que mais mulheres construam empresas competitivas e capazes de gerar riqueza e renda”.

Palestra “Comportamento e Liderança”

A palestra “Comportamento e Liderança”, ministrada pela especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Karmita Bezerra, abordou a importância de o líder de uma equipe saber identificar os diferentes perfis de comportamento dos profissionais para montar uma equipe de alta performance.

“Quando temos um papel de liderança devemos inspirar os nossos colaboradores. Inspirar os nossos pares para que descubram a sua melhor versão. E parte desse processo passa necessariamente por entender nossas habilidades e fraquezas”, afirmou.

“Não adianta um líder focar somente em perfis que sejam executores, por exemplo. Uma equipe de alta performance precisa também de analistas, comunicadores e planejadores. Um completando as habilidades e os desafios do outro”, afirmou Karmita.

A especialista em RH apontou ainda o que considera competências que um bom líder deve ter: “saber delegar, inspirar a sua equipe, desenvolver e capacitar melhor os seus colaboradores”.

A palestra está disponível no Youtube da CNDL (confira na íntegra aqui).

Cartilha “Mulheres que controles o varejo”

Durante o evento, foi lançada a edição de 2024 da Cartilha do projeto Mulheres que constroem o varejo, uma parceria da CNDL com a Procuradora Especial da Mulher do Senado.

O conteúdo deste ano foi construído com foco no poder transformador do comportamento das lideranças, onde foram explorados os diferentes perfis comportamentais das empreendedoras com o objetivo de reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades e abordagens de liderança.

A publicação traz também dados e pesquisas da CNDL/SPC Brasil, que revelam insights sobre o perfil de consumo das mulheres.

A versão online da cartilha está disponível aqui.

Sobre o projeto

Criado em 2022, pela CNDL, o projeto “Mulheres que Constroem o Varejo” tem o objetivo de qualificar, construir companhas e uma agenda de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das empreendedoras do Brasil. O movimento conta com o apoio de entidades e do poder público que se unem pela construção de um ambiente mais favorável para as mulheres do setor.

Em 2024, o projeto traz à tona o tema “Comportamento e Liderança”, promovendo um ambiente de empoderamento e desenvolvimento para as mulheres empreendedoras. Esta iniciativa destaca aspectos fundamentais para o crescimento profissional e pessoal, reforçando a importância de habilidades de liderança no contexto varejista.

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Segurança pessoal e cuidados com o patrimônio são temas de palestra da CDL Chapecó

    A importância da segurança pessoal e os cuidados essenciais para proteção de patrimônio serão abordados em palestra beneficente promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL)nesta quarta-feira (13), às 19 horas, no auditório da entidade. O empresário do setor de segurança, tecnologia e serviços, diretor e proprietário da Inviolável Segurança, Gilson Vivian, conduzirá o treinamento. A inscrição tem o valor de apenas R$ 20 e será totalmente revertido para a APAE Chapecó.

        O palestrante irá informar e esclarecer sobre a importância da segurança pessoal, além de apresentar estratégias práticas e análises fundamentais para garantir a tranquilidade em salvaguardar a vida e proteção dos bens. Para o presidente da CDL, Edson Demétrio Piana, a palestra é uma excelente oportunidade para se atentar aos riscos atuais e adotar medidas preventivas. “Buscar esse conhecimento é um investimento em sua própria qualidade de vida e na segurança de sua família”.

        PALESTRANTE

        Gilson Vivian é diretor da CDL, empresário do setor de segurança, tecnologia e serviços. Possui especialização em Marketing, Direito e Negócios. É especialista na área de segurança privada e presidente do grupo Grandes Valores. Diretor e proprietário da Inviolável Segurança, Lupa Segurança e Lupa Serviços. Cofundador da Seedcap Aceleradora de Startups.

        INSCRIÇÕES

        As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo site (https://bit.ly/4cdOcnk) ou através do número (49) 9 9925-5819, com Paloma.

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Criação de conteúdo para redes sociais é tema de curso da CDL Chapecó

            Em um mundo digital, a presença ativa nas redes sociais pode ser a virada de chave para uma empresa. Para capacitar lojistas acerca do planejamento e necessidades do mercado digital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu na última quarta e quinta-feira, 6 e 7 de março, o curso “Criação de Conteúdos para Redes Sociais”.

            A capacitação foi ministrada pela especialista em marketing estratégico, marketing digital e experiência do cliente, Agnessa Leite, que pontuou a importância do planejamento na criação de conteúdo. “Precisamos entender que não se trata apenas de criar conteúdo. Ele precisa ser planejado, muito bem pensado para que tenha qualidade e reflita o posicionamento da marca”.

            No primeiro dia de formação foram abordadas as etapas iniciais para criação. A palestrante explicou aos lojistas como formular e compreender a identidade do seu negócio e os métodos de ideação. Além disso, Agnessa orientou os participantes sobre a necessidade de entender o público com quem a empresa está se comunicando. “Conhecer o público-alvo é uma parte crucial na produção de conteúdo, pois as demandas são diferentes para cada segmento de mercado”.

            A utilização da Inteligência Artificial (IA) também foi destaque na capacitação. A especialista apresentou ferramentas de criação de imagens e vídeos que podem facilitar a rotina produtiva. “Antes dependíamos de programas complexos para criar conteúdo, agora vemos cada vez mais ferramentas que igualam facilidade e qualidade”, salientou.

            O presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, destacou que o curso foi uma grande oportunidade para os lojistas que desejam inserir sua empresa no mundo digital. “Foram trabalhados temas primordiais para entender como posicionar sua marca e iniciar a criação de conteúdo com qualidade”.

            O compromisso da entidade com o desenvolvimento de habilidades dos associados também foi reforçado pelo dirigente. “A CDL está oferecendo diversas capacitações atuais e relevantes para os empreendedores e colaboradores. São oportunidades para aprimorar conhecimento em diferentes áreas e evoluir a gestão de seu negócio”.  

           Informações e inscrições sobre os cursos da CDL pelos telefones: (49) 3319-4300; 49 9 9925 5819 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.