STAND UP EMPRESARIALLOCAÇÃO SEDE SOCIALCURSO DE ORATÓRIAESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE COBRANÇACertificação Digital

Saques do FGTS inativo são incentivo para a retomada do comércio

08/06/2017

Saques do FGTS inativo são incentivo para a retomada do comércio

Quarta fase da liberação foi antecipada para este sábado (10)

 

  O anúncio feito pela Caixa Econômica Federal nessa semana sobre a antecipação da liberação do saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 7,5 milhões de brasileiros nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro, serve de motivação para o comércio varejista. O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, considera que a liberação desse valor injeta recursos na economia e pode contribuir para a retomada do varejo, principalmente em decorrência da recuperação de crédito e do poder de compra.

  O saque poderá ser efetuado a partir deste sábado (10) e o valor pago será de quase R$ 10,9 bilhões, 25% do valor total disponível. Somente em Santa Catarina, nesta quarta etapa de pagamentos, cerca de 420 mil trabalhadores têm direito a retirada do FGTS inativo e a estimativa é de que sejam pagos R$ 546 milhões.

  Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), demonstra que 36% dos trabalhadores que já efetuaram saques esse ano utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas. Outros 7% optaram por quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram o dinheiro extra para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações de casa ou carro.

  "Quando os consumidores quitam suas dívidas automaticamente retomam a confiança e sentem-se seguros para retornar ao mercado de crédito. Isso consequentemente reaquece as vendas no varejo e desafia os lojistas a inovar para conquistar e reconquistar clientes", afirma Spohr.

  A CDL Chapecó destaca que o momento serve de incentivo para que o comércio invista em iniciativas diferenciadas para atrair os consumidores e movimentar a economia do município. Segundo informações do SPC Brasil, o acesso ao dinheiro das contas inativas pode beneficiar principalmente os cidadãos das classes C, D e E.

  "Reduzir a inadimplência gera resultados positivos na economia refletindo na retomada do consumo agregado no varejo e, também, em menores taxas de juros cobradas ao consumidor", observa o diretor de SPC da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana.

 O presidente da entidade ressalta que o valor sacado também pode ser parcialmente utilizado para surpreender no Dia dos Namorados com a compra de um presente criativo, aproveitando para garantir o cupom da Campanha "100 anos, 100 prêmios" que terá seu primeiro sorteio no dia 17 de junho (sábado). "Está chegando a hora, essa é mais uma grande oportunidade de garantir um dos prêmios", complementa Spohr.

  De acordo com a assessoria de imprensa da Superintendência Regional da CAIXA no oeste, em Chapecó as cinco agências (Chapecó, Condá, Desbravador, Efapi e Industrial) estarão abertas no sábado com atendimento exclusivo das 9 às 15 horas. Além disso, nos dias 12, 13 e 14 de junho (segunda, terça e quarta-feira) o atendimento iniciará duas horas mais cedo, a partir das 9 horas.

 

Fonte: MB Comunicação

Foto: Liberação do FGTS estimula recuperação do poder de compra e pode movimentar vendas no comércio varejista

« Voltar